terça-feira, 3 de junho de 2014

25 de Janeiro de 2013



25 de Janeiro de 2013

25 de Janeiro de 2013

Eram mais ou menos 22:00h da noite, eu estava navegando no Facebook e uma voz de um rapaz com tom vocal na faixa de vinte e poucos anos disse assim:
“Ele é o nossso ratinho de laboratório.”
Eu também estou tendo problemas cognitivos por causa dessas vozes. Confundindo nomes, perdendo a linha de raciocínio, perdendo a memória, a atenção, etc.

Cognição
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, a palavra tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.

Psicologia
A psicologia cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento, é um ramo da psicologia dividido em inúmeras linhas de diferentes pesquisas e algumas vezes discordantes entre si. Cognitione, que significa a aquisição de um conhecimento através da percepção. É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento e na percepção, também na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas. De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.
Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção. É portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário